Sociocracia

A Sociedade no Poder

Sociocracia: Conceito e Aplicação no Livro

Written By: Leslie

Etimologicamente e como conceito político original (*), Sociocracia é a forma de governo onde a soberania é exercida pela sociedade como um todo, não apenas por algumas de suas partes. Significa ainda a busca do consenso entre os representantes políticos, para tomar a melhor decisão para o conjunto da sociedade; ou no mínimo obtendo o consentimento dos que não concordarem com os pontos de vista da maioria.

Este conceito inspirou uma das propostas-chave do livro “A Sociedade no Poder – Controlando os Políticos no Governo após as Eleições”, propugnando que lideranças representando ponderadamente todos os segmentos da sociedade – econômicos, culturais, sociais e da segurança – devem exercer o papel de controlar os governos eleitos durante seus mandatos.

Entretanto, diferentemente do conceito sociocrático puro, em “A Sociedade no Poder” não se preconiza a necessidade de consenso ou consentimento entre todos os representantes políticos, por mais desejável que seja, dado isto ser inviável em uma sociedade pós-industrial, livre e multifacetada, onde o pluralismo de interesses e visões é inevitável.

Como a palavra sociocracia insinua “poder da sociedade” e é mais fácil para memorizar e navegar na internet, ela foi utilizada como base para divulgar as ideias apresentadas em “A Sociedade no Poder”.

(*) O termo surgiu em filosofia política no século XIX, mas é usado também por uma escola de autogestão organizacional criada no século XX – vide Perguntas e Respostas frequentes para maiores informações.